Confira um roteiro de 3 dias em Istambul na Turquia. O importante de se fazer um roteiro antes de viajar é poder se organizar e aproveitar ao máximo para assim não perder nenhum ponto turístico ou visita que é indispensável de se fazer. Istambul é a cidade mais populosa da Turquia e é destino certo de muitos turistas. Por isso, veja um roteiro de 3 dias em Istambul na Turquia, para organizar de forma completa a sua viagem.
Primeiro Dia de Roteiro em Istambul na Turquia
Nosso roteiro de 3 dias em Istambul na Turquia começa com uma visita à Torre Gálata, do outro lado do Corno de Ouro. Construída em 1348, a Torre de Cristo, como também é chamada, proporciona uma vista incrível da maravilhosa cidade de Istambul. São 360 graus de vista para toda a cidade, e a torre foi usada para vigia de incêndio até 1960. A entrada dela é paga e há um café dentro da torre onde você pode comer para prosseguir no roteiro.
Depois, ainda do outro lado do rio, na região de Karaköy, existe o Museu de Arte Moderna de Istambul. Há exposições itinerantes e o acervo tem diversas obras de artistas turcos e não turcos. Ele é um ótimo lugar para conhecer a obra moderna que contrasta muito bem com a beleza antiga de Istambul. Lá existe um restaurante que é um pouco mais caro, mas proporciona uma maravilhosa vista do rio Bósforo, e é uma boa opção para almoçar. Se preferir, escolha um dos diversos lugares e restaurantes para comer em Istambul.
A Ponte Gálata é a próxima parada do nosso roteiro de 3 dias em Istambul. Em sua parte inferior, os restaurantes, bares e cafés se transformam em pistas de dança, mas se ainda não tiver escurecido, de lá você pode se arriscar a pescar um peixe no rio atirando a isca do alto da ponte. Para encerrar, uma boa dica é curtir o famoso Banho Turco, um banho que tem diversos passos e é acompanhado de massagens com óleo e esfoliação, tudo isso para te deixar tranquilo para o próximo dia.
Segundo Dia de Roteiro em Istambul na Turquia
Nosso segundo dia do roteiro de 3 dias em Istambul, na Turquia, começa no Palácio Topkapi. Por ser um importante ponto turístico, a fila lá pode ser um pouco grande, mas vale a pena. O palácio foi construído em 1467 e encanta pelo tamanho, são 700 mil metros quadrados onde viviam cerca de 4 mil pessoas. Dentro do lugar, que hoje é um museu, existem diversos objetos importantes como cerâmicas, joias e até um cacho da barba de Maomé. A entrada é paga.
Bem perto de lá está outro museu, a Basílica Santa Sofia com 1500 anos de idade. O museu é simplesmente incrível e não é difícil se sentir pequeno tamanha a grandeza do lugar que foi construído para ser a catedral de Constantinopla. Como o museu já foi uma basílica e uma mesquita, é possível ver as duas religiões em um único lugar.
Do lado da Santa Sofia existe a Cisterna da Basílica, um local que foi construído no século 6 para levar água a toda cidade. O lugar é tão bonito que até já foi cenário de filmes. O deslocamento pode ser feito a pé de tão pertinho, mas para poder ir aos outros lugares, como o Museu de Arte Moderna para a Ponte Gálata, o ideal é alugar um carro. A Turquia é cheia de cidades incríveis e lugares turísticos mais afastados, e com um carro você pode fazer a tão famosa viagem pela Capadócia e ir para várias cidadezinhas encantadoras. O aluguel de carro na Turquia é bem mais barato que em outros lugares da Europa e vale muito a pena. Se quiser, veja nossa matéria que fala tudo sobre o aluguel de carro na Turquia, com excelentes dicas para alugar um ótimo carro por um preço incrível, e usando comparadores de preços que garantem o melhor preço. Você vai aproveitar muito mais a sua viagem.
Depois de visitar a Cisterna da Basílica, também pertinho dali, a Mesquita Azul impressiona pelo tamanho. O nome vem dos 20 mil azulejos azuis que revestem dentro da Mesquita, construída há 400 anos. Por ainda ser uma mesquita, o local tem algumas regras: mulheres não podem mostrar cabelo, pernas ou ombros e homens não podem usar shorts ou regata. É necessário tirar os sapatos para entrar, e vale a pena evitar ir em horário de orações.
Para terminar, se sobrar um tempinho no nosso roteiro de três dias em Istambul, na Turquia, você pode ir até a Praça do Hipódromo, o lugar que antes se faziam corridas de bigas agora é uma linda praça com diversos obeliscos, alguns com 3500 anos de idade.
Terceiro Dia de Roteiro em Istambul na Turquia
A primeira coisa a se fazer no último dia do nosso roteiro de 3 dias em Istambul é visitar o Palácio Dolmabahce, isso porque existe um número limitado de visitas por dia. São 285 quartos e 43 salas que surpreendem qualquer um. Foram necessários 12 anos para tudo ficar pronto em 1853. Foram usados 14 toneladas de ouro para fazer o teto do palácio. O local não abre nas segundas-feiras nem nas quintas-feiras.
Depois de conhecer um dos grandes pontos turísticos de Istambul, é hora de fazer compras antes de ir embora. A próxima parada do nosso roteiro de três dias em Istambul na Turquia, é o Grand Bazaar. São cerca de 60 corredores que vendem tudo que você possa imaginar. Dá para comprar, louça, tecido, temperos, bijuterias, tapetes, joias, tudo isso distribuído em cerca de 5 mil lojas.
Depois, você pode visitar o Bazar de Especiarias. São cerca de 100 lojas distribuídas em um formado de L que foram construídas em 1664 e vendem temperos naturais, doces, frutas secas e outras coisas que só existem lá. E para terminar, você pode visitar a Avenida Istiklal, um dos principais lugares onde você pode fazer compras em Istambul. São cerca de 3 quilômetros fechada apenas para pedestres com lojas, cafés, restaurantes e shoppings.
Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa
Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.
Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa
Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.
Ingressos das atrações de Istambul mais baratos
Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações de Istambul, da Turquia e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.
Veja outras matérias legais da Turquia e Istambul:
Dicas e tudo para alugar um carro em Istambul economizando muito
O que fazer em Istambul
Onde ficar em Istambul: Melhores regiões
Como usar o celular à vontade na Turquia e Europa
5 cidades turísticas na Turquia
Pontos turísticos em Istambul
Mesquita Azul em Istambul