Confira aqui dicas sobre o que fazer em Creta, na Grécia. Localizada no Mar Mediterrâneo, essa é a maior ilha da Grécia, com 8336 quilômetros quadrados. Creta é o lugar onde as tradições e a cultura do mundo antigo se encontram com a natureza e a agitação do mundo contemporâneo. Nesta matéria será possível conferir uma lista com dicas diversas sobre o que você pode fazer enquanto estiver visitando Creta. Para planejar melhor sua viagem, também não deixe de conferir como funcionam o clima e o tempo em Creta.
Praia Elafonisi
Parte de uma reserva natural protegida, Elafonisi é uma pequena ilha na qual se chega a pé atravessando os corais sem perigo (é possível fazer esse caminho inclusive com crianças). Localizada a 82 km de Chania, essa praia encantadora tem uma areia que alterna o branco com o rosa e águas cristalinas e muito limpas. Vale a pena andar por essa ilhota e explorar a vegetação e as pequenas praias que existem nas suas extremidades. Elafonisi geralmente fica cheia na alta temporada e lá você vai encontrar poucos quiosques. É permitido acampar nesse lugar de tirar o fôlego.
Praia Vai
Praia de Balos
Existem dois meio de se chegar a mais conhecida praia da ilha de Creta. A primeira é por uma estrada de terra que te deixará a 1,5 km da lagoa de Balos (o resto do percurso precisa ser feito a pé). E a segunda maneira é pegar um barco de turismo que sai de Kisamos. De frente para a praia, que tem um mar com várias tonalidades de azul e uma areia predominantemente branca, é possível ver a ilha rochosa de Gramvousa, onde no topo se encontra um castelo construído pelos venezianos em 1579, e que tem uma vista que é de tirar o fôlego. Ela foi considerada por nós uma das cinco praias mais bonitas da Grécia.
Cretaquarium
Lar de mais de 2 mil animais de 200 espécies diferentes do Mar Mediterrâneo, o aquário de Creta fica 9 km ao leste de Heraklion, capital da ilha. Esse é um passeio perfeito para aqueles que têm crianças, para os amantes de animais ou para quem quiser fazer algo mais tranquilo. De outubro a abril o aquário fica aberto das das 9:30 da manhã até às 5 da tarde e o ingresso custa 6 euros para adultos e crianças. Já de maio a setembro, ele abre 9:30 da manhã e fecha às 9 da noite e o ingresso custa 9 euros para adultos e 6 para crianças.
Fazer passeio pelas ruas de Rethymnon
Com heranças dos povos bizantino, romano, veneziano e grego, Rethymnon é uma cidade muito agradável e com a arquitetura predominante ainda do século 16. Vale a pena se deixar levar sem rumo pelas pequenas ruas e vielas da parte velha de Rethymnon. Pelo caminho você encontrará dezenas de boas opções de restaurantes e lojinhas nos quais pode parar.
Fazer uma visita ao Monastério Arkadi
Esse monastério construído em 1597 no estilo renascentista fica localizado há 23 km de Rethymnon e tem uma história rica e trágica. Foi para lá que muitos cretenses/ venezianos fugiram quando os turcos otomanos invadiram a ilha em 1866. No entanto, 2 mil soldados turcos os encurralaram e foi nesse momento que eles decidiram não se entregar e botar fogo em si mesmos. No local encontram-se os restos de alguns dos mortos nessa ocasião e os bustos do homem que iniciou o incêndio e de uma pequena menina que conseguiu sobreviver ao ocorrido. Por conta dessa história, o monastério Arkadi se tornou um simbolo da resistência e da luta contra os turcos. Enquanto estiver lá, é muito importante lembrar de cobrir seus ombros por respeito às vítimas.
Palácio Knossos
Localizado 5 km ao sul de Heráklion, o Palácio Knossos é um dos lugares mais famosos de Creta. Esse palácio, onde se passa a história de Minotauro, foi construído pela primeira vez em 1900 A.C. Com o tempo, ele acabou sendo destruído e reconstruído algumas vezes, sendo a mais notória a reconstrução feita pelo britânico Evans, no início do século 20 (quando encontraram restos de uma civilização neolítica no local). Porém, seus métodos foram muito questionados por diversos historiadores e arqueólogos, por isso, tenha em mente que o que você verá, não é exatamente aquilo que existia no passado. As visitas vão das 8 da manhã até às 8 da noite de maio a outubro, e até às 5 da tarde de novembro a abril. Duas importantes dicas são reservar um bom tempo para visitar o local e tentar chegar cedo para evitar as multidões. O ingresso custa 6 euros para adultos, mas você tem a opção de pagar 10 e com ele poder entrar no Museu Arqueológico de Heráklion, já a entrada das crianças é franca.
Museu Arqueológico de Heráklion
Reaberto em 2014, o Museu Arqueológico de Heráklion fica em um prédio de 1930, no centro da cidade, e é considerado o principal museu da ilha. As peças expostas são de diversos períodos da história de Creta e chegam a ter 5500 anos de diferença entre elas, por isso, para entender mais sobre a cultura desse lugar, a visita ao museu é indispensável. Aberto de abril a outubro das 8 às 8, e de novembro a março das 11 da manhã até às cinco da tarde, o ingresso custa 6 euros para adultos, mas como dito anteriormente, é possível usar o mesmo ingresso do Palácio Knossos que custa 10 euros.
Museu Histórico de Creta
Também localizado em Heráklion, o Museu Histórico de Creta aborda a vida na ilha desde o tempo dos Bizantinos até a era Moderna. O museu não é tão grande, mas tem diversas peças interessantes, como dois quadros do famoso pintor El Greco. O museu fica aberto de segunda a sábado nos meses de abril a outubro, das 9 da manhã até às 5 da tarde, já nos outros meses ele fecha às três e meia da tarde. O ingresso custa 5 euros e crianças abaixo de 12 anos não pagam.
Castelos Venezianos
Durante a época em que os venezianos dominaram Creta (entre os séculos 13 e 17), muitos castelos foram construídos ao redor da ilha. Alguns dos mais famosos são o Spinalonga, que fica em uma pequena ilha na costa de Creta, e o Fortezza, que é o maior castelo de Creta e está localizado na parte velha de Rethymnon. Nos dois casos é preciso pagar um pequeno valor para entrar e ambos ficam abertos no verão do período da manhã até as primeiras horas da noite.
Samaria Gorge
Esse é um dos passeios obrigatórios de se fazer enquanto estiver em Creta (e por isso o parque recebe aproximadamente 3000 visitantes por dia no verão). Com quase 16 km de extensão e paredes que em alguns pontos passam de 500 metros de altura, esse é o maior desfiladeiro da Europa. A beleza natural das montanhas, das cavernas, das rochas, da floresta e do rio são de tirar o fôlego. É muito importante levar bastante água, protetor solar e ir com roupas confortáveis, pois é provável que essa caminhada dure o dia inteiro. O Parque Nacional Samaria Gorge abre de maio a outubro das 6 da manhã até às 4 da tarde e custa 5 euros para entrar no local.
Fazer compras em Creta
Creta é especializada em produzir diversas coisas diferentes. O melhor para se comprar por lá são o famoso azeite de oliva que é produzido na ilha; o mel, que também é importante para a economia loca; os produtos de beleza feitos com ingredientes naturais de Creta; as jóias, que são destaque por toda Grécia; as cerâmicas, que têm uma tradição de mais de 5 mil anos na ilha; e tudo que for feito de couro, pois são sempre de ótima qualidade. Você encontrará lojas com esses produtos espalhadas pela ilha inteira e sempre vale a pena pechinchar.
Avli
O ambiente criado no Restaurante Avil é simplesmente espetacular, pois você come como se estivesse em um charmoso pátio florido veneziano. Ele faz parte do Hotel Avli, na cidade de Rethymnon. O restaurante é conhecido como um dos mais criativos quando se trata de culinária cretense, e o sabor dos vários pratos parecem te transportar para uma outra dimensão. Com preços que variam dos mais em conta até os mais caros, o Avli fica aberto para almoço e jantar.
El Mondo Bar
Um dos mais antigos e melhores bares de Chania, o El Mondo fica próximo do porto da cidade. A decoração diferente cheia de fotografias, camisetas, bonés e dólares nas paredes e o DJ que toca todos os tipos de música deixam esse ambiente extremamente agradável. Aberto das nove da noite até às cinco da manhã, esse é um ótimo bar para fazer amizades com locais e turistas. Quando estiver por lá, aproveite e deixe sua marca no bar escrevendo um recado na parede. O El Mondo foi considerado por nós como um dos melhores bares de Creta.
New York Beach Club
Funcionando há mais de 20 anos na cidade de Hersonissos, o New York é um dos bares/ clubes mais modernos e conhecidos do local. De frente para uma praia privada, durante o dia é possível aproveitar uma bebida e comer tranquilamente no terraço climatizado ou na areia, já de noite você pode beber e curtir em uma das melhores baladas da ilha até o amanhecer.
Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa
Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.
Dicas incríveis para economizar muito na viagem à Europa
Não deixe de ver também nossa matéria com todas as dicas para economizar muito na Europa. São formas de economizar muito em sua viagem, em tudo o que for fazer. Desde o planejamento da viagem como hospedagem, seguro viagem, passagens, ingressos e transportes, até na hora da viagem com passeios, refeições e compras. Vale a pena conferir pois realmente é possível economizar muito.
Veja outras matérias legais sobre a Grécia:
Tudo sobre o aluguel de carro na Grécia
Praias mais bonitas da Grécia
Melhores formas de levar seu dinheiro para Grécia
Clima e tempo na Grécia
Mais bonitas ilhas da Grécia
Praias da Ilha de Creta
Dicas de hotéis em Creta
Restaurantes em Creta