Confira aqui um roteiro de 5 dias em Budapeste, na Hungria. Se você tiver cinco dias para conhecer a capital, é preciso ir aos lugares mais importantes. Nessa matéria, vamos montar um roteiro de 5 dias em Budapeste com as principais atrações que você precisa conhecer nas 125 horas em que estará na capital húngara.
Dia 1 em Budapeste
Comece o seu dia no distrito de Castle Hill, onde está o Castelo Buda, um complexo gigante cheio de coisas para conhecer. Ele tem seis grandes alas diferentes e dentro delas existem, entre outras coisas, a Galeria Nacional Húngara, que reúne a maior coleção pública de arte húngara, o Museu de História de Budapeste, que conta a história de mil anos da cidade, e a Biblioteca Nacional Széchényi, que são todos ótimos lugares se seu objetivo é conhecer mais sobre a Hungria e a sua capital. Do lado do castelo está o Fiserman’s Bastion, uma bela estrutura neogótica que fornece vistas maravilhosas do Rio Danúbio e do lado de Pest da cidade.
De lá siga com seu roteiro de 5 dias em Budapeste para a Igreja Matthias, que foi construída no século 13 e desde então segue como um importante local da cidade. Depois, atravesse o rio e vá visitar o lindo prédio do Parlamento, uma outra construção muito bonita e gigante, sem contar que esse é um dos principais pontos turísticos. Para fechar seu dia, faça um passeio de barco a noite pelo Danúbio. Além de curtir uma vista maravilhosa da cidade iluminada, você pode apreciar um gostoso jantar de comida húngara.
Dia 2 em Budapeste
No segundo dia do seu roteiro de 5 dias em Budapeste, vá para a Praça dos Heróis, que foi feita para celebrar os mil anos da Hungria e por isso homenageia figuras importantes da história do país. Na parte de trás dela está o parque da cidade, também conhecido como Városliget, o mais famoso de Budapeste. Esse é um lugar muito bonito e tranquilo para passear, e, além disso, lá dentro existem várias coisas legais. Primeiro vá relaxar no Széchenyi Baths, que é um excelente complexo de 18 piscinas termais, depois você pode visitar os belos Museu de Belas Artes e o Palácio de Arte, onde existem obras de vários estilos e épocas da Europa. Do outro lado do lago está o Vajdahunyad, um dos castelos mais românticos da Hungria. Para finalizar, dê uma volta no zoológico e jardim botânico de Budapeste, que fica em uma das extremidades do parque.
Para jantar não é preciso sair de Városliget, pois lá dentro está o Gundel, um dos melhores e mais tradicionais restaurantes de comida húngara da cidade. Se ainda tiver pique para curtir o resto da noite, pegue um táxi ou vá de carro até o Instant, um “ruin bar” muito famoso que fica aberto 24 horas e é muito frequentado por jovens e pessoas de todo o mundo.
Dia 3 em Budapeste
Comece o terceiro dia indo na Grande Sinagoga de Budapeste, que é a segunda maior sinagoga do mundo. Então siga para o Museu Nacional Húngaro, o maior museu do país e que conta a história da Hungria desde os primeiros povos que ocupavam o local até o fim do comunismo. Depois visite o incrível Museu de Artes Aplicadas, que fica em um lindo prédio do século 19.
Aproveite para explorar e comer alguma coisa no Mercado Central de Budapeste, que fica a apenas 1 km de distância do museu. Ele está no inicio da Rua Váci, então depois você pode seguir por ela e fazer algumas comprinhas, afinal essa é uma das principais vias de comércio da cidade. De noite, recomendamos que você vá em uma apresentação na belíssima Casa de Ópera de Budapeste. Essa será uma experiência única na sua vida.
Dia 4 em Budapeste
Passe seu quarto dia de viagem na Ilha Margaret, que fica no meio do Rio Danúbio. Hoje o local é um parque público, que fica conectado à cidade por uma ponte, e é muito usado pelos locais para relaxar e para ter um dia agradável. Lá você pode visitar os vários jardins, como o japonês, ver ruínas de estruturas da Idade Média, subir na bela torre de água do inicio do século 19, andar de bicicleta, ir nas piscinas termais (algumas delas tem escorregadores e ondas) ou então ver a fonte musical. Esse é um lugar muito agradável em Budapeste para aproveitar o dia inteiro.
De noite você pode ir na balada A38 Hájo. Ela fica em um barco ancorado no Danúbio e é uma das melhores e mais famosas baladas de Budapeste. Lá dentro tem pistas de dança, um bar, um restaurante e até mesmo uma sala de concerto para 700 pessoas. Passar uma noite nessa balada com certeza será uma experiencia inesquecível.
Dia 5 em Budapeste
Comece seu quinto dia visitando a Basílica St. Stephen’s, em Inner City. Essa igreja neoclássica construída no inicio do século 20 é a terceira maior da Hungria e ela é muito bonita, principalmente por dentro. Depois vá para a Casa do Terror, que fica ali perto. Esse incrível museu, construído em uma antiga sede do serviço secreto comunista, conta sobre a opressão pela qual a Hungria passou nos regimes fascista e stalinista.
De lá siga para o shopping WestEnd City, que fica a 1,5 km de distância. Ele tem aproximadamente 400 lojas (muitas delas de marcas conhecidas) e por isso é um dos melhores shoppings de Budapeste para você fazer compras. De noite vá no Szimpla Kert, que, com sua decoração maluca, é um dos mais sensacionais “ruin bars” da cidade.
Não esqueça que o seguro viagem é obrigatório na Europa
Uma informação que é importantíssima para quem está planejando viajar para qualquer destino da Europa é sobre o seguro viagem internacional. Ele é obrigatório para poder viajar para lá. Se quiser saber mais detalhes veja nossa matéria sobre o Seguro Viagem para Europa, com tudo o que você precisa saber sobre o assunto, como funciona e dicas incríveis de como contratar um seguro viagem internacional excelente pelo menor preço.
Ingressos das atrações de Budapeste mais baratos
Uma ótima dica para economizar com os passeios e atrações de Budapeste e de toda a Europa, que são pagas, é comprar antes pela Internet, que é sempre mais barato e você economiza tempo fugindo daquelas filas gigantes nas bilheterias de cada atração. Um site muito bom que nós sempre utilizamos é esse Site de Ingressos da Europa que vende ingressos para todos os principais pontos turísticos e passeios das principais cidades europeias. Eles são um dos maiores vendedores de ingressos de passeios e pontos turísticos do mundo, o site está em português e o bom é que você compra todos os seus ingressos da viagem em um único lugar, ao invés de ficar comprando no site de cada atração. É muito mais prático, você tem um atendimento excelente para resolver qualquer problema ou dúvida que tiver e os preços são ótimos e muitas vezes mais barato do que no próprio site da atração. Facilitou bastante nossas viagens e ajudou a economizar um bom tempo sem pegar filas. Se prepare, pois as opções de passeios são enormes e dá vontade de fazer todos. Depois de comprar, você recebe por e-mail o voucher e todas as informações, tudo bem detalhado.
Veja outras matérias legais de Budapeste:
Dicas e tudo para alugar um carro em Budapeste economizando muito
Clima e tempo em Budapeste
O que fazer em Budapeste
Onde ficar em Budapeste: Melhores regiões
Como usar o celular à vontade na Europa
O que fazer a noite em Budapeste
Pontos turísticos em Budapeste
Restaurantes legais em Budapeste