Roma

Os Museus do Vaticano na Europa

Veja tudo sobre os Museus do Vaticano na Europa, que formam um complexo de museus no interior do Estado da Cidade do Vaticano. É constituído pelos museus: Museu Pio-Clementino, Museu Etrusco, Museu Gregoriano Egípcio, Museu Chiaramonti, Museu Missionário Etnológico, Museu Gregoriano Profano e Museu Pio-Cristão. A origem dos museus é do século XVI, quando o então Papa Júlio II começou a colecionar esculturas. Atualmente, os Museus do Vaticano estão entre os mais ricos museus do mundo por possuírem coleções com valor histórico inigualável. Os Museus do Vaticano são pequenos e interligados. Estão instalados nos antigos aposentos dos palácios que pertenceram a inúmeros Papas.

Museu do Vaticano

No Museu Pio-Clementino, datado do século XVIII pelo Papa Clemente XIV, pode-se visitar as Salas Rotonda e Cruz Grega e o pátio interno chamado de Octogonal que expõe peças gregas e romanas. Ao sair do Museu Pio-Clementino, o visitante é conduzido a ir para o Museu Etrusco que possui obras em cerâmica e metais deste antigo povo habitante do norte da Itália. Além de obras do Império Romano, ao todo são 22 salas de exposição. No andar inferior encontra-se o Museu Gregoriano Egípcio que possui relíquias do Antigo Egito, como sarfógagos e estátuas – a maioria obras saqueadas e trazidas para Roma. O museu ocupa nove salas, um terraço e uma ala com peças da Mesopotâmia e Síria. Na saída do museu visite o Pátio da Pinha. O museu Etrusco e o Museu Gregoriano Egípcio foram fundados pelo Papa Gregório XVI.

Museu Egipcio no Vaticano

O Museu Chiaramonti fundado pelo Papa Pio VII possui diversas estátuas e bustos romanos. O nome do museu leva o sobrenome da família do Papa, que organizou a coleção com a supervisão de Antonio Canova. Dentre as mais de mil peças expostas no museu destaca-se a famosa estátua Augusto de Prima Porta e os bustos dos imperadores romanos: Julio Cesar, Trajano, Augusto, Tibério, Settimo Severo e Vespasiano. Idealizado pelo Papa Pio XI no século XX, o Museu Missionário Etnológico é composto por mais de 80 mil obras que foram doadas ao longo dos anos para a Igreja. O Museu Gregoriano Profano foi inaugurado em 1844 e conta com um acervo composto por estátuas e mosaicos romanos e gregos. Em 1845, o Papa Pio IX acrescentou ao Museu Profano, o Museu Cristão, que compreende esculturas, sarcófagos e inscrições cristãs.

Visitantes em museu do Vaticano

Além de todos os museus, o visitante pode visitar a Capela Sistina, a Galeria dos Candelabros, a Galeria dos Mapas, as Salas de Rafael, a Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea e a Sala da Biga. Outro lugar incrível para conhecer no Vaticano é a Basílica de São Pedro, que é imperdível.

Basílica de São Pedro no Vaticano

Informações sobre os Museus do Vaticano

Endereço: Viale Vaticano, Roma, (Itália).
Horario de visitação: De segunda a sábado, das 9:00 às 18:00.
Valor: Público em geral:16,00 €. Estudantes e público até 18 anos, metade do preço. Último domingo do mês, acesso gratuito das 9:00 às 12:30. Gratuito para crianças até 6 anos de idade e público em geral no dia da Jornada mundial do turismo (27 de setembro).

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *