Lisboa

Museu da Cidade de Lisboa | Portugal

Veja todas as informações sobre o Museu da Cidade de Lisboa em Portugal e não deixe de inseri-lo em seu roteiro de viagem pela capital. O Museu da Cidade é o museu mais importante sobre a cidade e está localizado na zona norte da capital de Portugal, perto de um dos maiores parques de Lisboa, o Campo Grande, do Estádio José Alvalade do Sporting Clube de Portugal, do Museu Bordalo Pinheiro e da Cidade Universitária. O Museu da Cidade recebe este nome, pois é dedicado totalmente a história de Lisboa desde a pré-histórica até o século XIX.

Museu da Cidade de Lisboa

O museu foi idealizado em 1909, mas levou mais de três décadas para ser inaugurado em 1942 no Palácio de Mitra. Em 1979, foi transferido para o antigo Palácio Pimenta (Dom João V mandou construir o palácio para se encontrar com Madre Paula, uma freira do Convento de Odivelas que era sua amante) onde se encontra até hoje. O espaço é dividido cronologicamente para que o visitante possa descobrir a história da cidade desde seus primórdios.  Outro lugar histórico na cidade de Lisboa que você não pode deixar de conhecer é o Castelo de São Jorge

Jardim do Museu da Cidade de Lisboa

O museu possui um acervo muito interessante, vasto e diversificado. Nele pode-se ver artefatos como: arquivos históricos, pinturas, desenhos, cerâmicas, gravuras, azulejos e objetos arqueológicos. Além disso, pode-se destacar a cozinha do palácio com um rico conjunto de azulejos azul e branco – típicos de Portugal; o jardim que abriga o Pavilhão Preto e o Pavilhão Branco destinados a exposições; a maquete de Lisboa em 1750, anos antes do grande terremoto de 1755 que devastou a cidade e ver os documentos da construção do Aqueduto das Águas Livres e o piano de Alfredo Keil compositor  do hino nacional.

Interior do Museu da Cidade de Lisboa

Informações sobre o Museu da Cidade de Lisboa

Endereço: Campo Grande, 245, Lisboa (Portugal)
Horario de visitação: Terça a Domingo das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00. Fechado nas Segundas e feriados.
Valor: Público em geral: 2,00€. Desconto 50%: Adultos com idade igual ou superior a 65 anos e desempregados, grupos constituídos por, pelo menos, um adulto e uma criança (bilhete de família).
Entrada gratuita: Domingos, entre as 10h e as 13h, dia Internacional dos Museus (18 de Maio).

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *